Certificado Digital para SPED em Pernambuco

Certificado Digital para SPED em Pernambuco

 

Certificado Digital para SPED em Pernambuco

 

  Adesão de Pernambuco à EFD-ICMS/IPI

​Portanto, a partir do período fiscal 01/2020, todos os contribuintes do Regime Normal estarão dispensados da entrega do SEF, do eDoc e do RI.

Para períodos fiscais até 12/2019, seguem as obrigatoriedades definidas no período de competência, de acordo com o contribuinte.

 

Certificado Digital para SPED em Pernambuco

 

A Escrituração Fiscal Digital é um padrão nacional de escrituração de documentos fiscais, já adotado pelos outros 25 estados da federação e pelo Distrito Federal.

Assim como o SEF, é um modelo de escrituração fiscal 100% eletrônico, mas com a vantagem de integrar 3 documentos  em um único, uma vez que o registro das notas fiscais de entrada e saída, a apuração e o inventário, na EFD-ICMS/IPI, fazem parte do mesmo documento.

Além disso, a EFD integra as declarações de ICMS e de IPI. Portanto, os contribuintes de IPI não necessitarão mais realizar a entrega mensal de duas escriturações em padrões distintos, uma para declarar ICMS em Pernambuco e outra para declarar o IPI à Receita Federal. Ambas as obrigações são cumpridas com a entrega de um único arquivo..

Os prazos de entrega dos documentos, bem como as multas por atraso e substituição, serão os mesmos vigentes para o SEF.

A necessidade de apresentar justificativa para substituição de arquivo também se mantém.

O que muda, nesse caso, é o prazo de dispensa da apresentação da justificativa.

O prazo se amplia do dia 28 do segundo mês subsequente ao período fiscal (SEF), para o último dia do terceiro mês subsequente, no caso da EFD-ICMS/IPI.

Pernambuco irá seguir as normas gerais da EFD-ICMS/IPI, vigentes para todos os entes federados, em especial o Ajuste Sinief 02/2009 e o Ato Cotepe nº 44/2018 (e alterações).

As normas específicas de Pernambuco para a transmissão da EFD-ICMS/IPI estão dispostas especialmente no Decreto Estadual nº 44.650/2017 e na Portaria SF nº 126/2018.

 

Certificado Digital para SPED em Pernambuco

 

Apesar de serem projetos distintos do SPED, tanto a NF-e, quanto o Sped Contábil e o Sped Fiscal,  exigir o uso de certificado digital para garantir a validade jurídica dos documentos eletrônicos.



Certificado Digital em Recife, solicite aqui - Ligue (81) 3445-7439

Se preferir, preencha o formulário a seguir, que retornaremos o contato em breve!

Os campos com * são obrigatórios.