Certificado Digital A1

Certificado Digital A1

 

Certificado Digital A1
Certificado Digital A1 emissão na hora em Recife - ligue (81) 3445-7439

Os certificados A1 são aqueles cuja chave privada é gerada em um software, ficando armazenada em um computador ou programa de computador.

Os dados são protegidos por meio de uma senha de acesso, sendo que apenas por meio dela é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada.

 

Certificado Digital A3

Os certificados A3 são gerados e armazenados em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. O titular do Certificado A3 é o único que pode usar a chave privada, de posse da sua senha de acesso.

Além disso, as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas, e também não é possível fazer cópia de segurança. A validade máxima do certificado A3 é de 3 anos.

 

Acesso ao Conectividade Social-ICP

É obrigatório a adoção de certificado digital tipo A3 – pessoa jurídica para acesso e envio dos dados do FGTS.

 

Receita Federal do Brasil (RFB)

Entre as principais aplicações do órgão que devem ser utilizados certificados digitais se destacam:

  • Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
  • Sistema Público de Escrituração Digital (Sped);
    • o Escrita Contábil Digital (ECD);
    • o Escrita Fiscal Digital (EFD);
    • o contribuições PIS e Cofins;
    • o e-social(folha de pagamento);
    • o obrigações acessórias (Dimed, Dirf, DCTF, Dacon).
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscal Eletrônico (MDF-e);
  • Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
  • e-DOC;
  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Como obter um certificado digital?

Em geral, o processo de emissão de um certificado digital passa pelas seguintes etapas:

 

Solicitação do certificado

Esta etapa pode ser realizada, geralmente, no próprio site da autoridade certificadora. O solicitante vai preencher um formulário eletrônico com seus dados, submetendo-o à AC e agendando, posteriormente, uma data e hora para a validação presencial. Vale destacar que é nesta etapa que o interessado deverá escolher o tipo e a validade do certificado e, em seguida, efetuar a operação de compra.

 

Emissão do certificado

Após a apresentação da documentação, o interessado deverá guardar o processo de validação e verificação da entidade de registro. Caso esteja tudo em conformidade, é liberada a emissão do certificado digital.

É importante destacar que a emissão é apenas liberada quando 2 agentes de registro confirmam que a validação presencial ocorreu sem quaisquer irregularidades.

 

Diferença entre e-CPF e e-CNPJ

 

O e-CPF

O e-CPF é um documento para pessoa física que tem a mesma função e validade jurídica do tradicional CPF. Porém, ele não pode ser utilizado para a emissão de NF-e.

O e-CPF é um documento digital que garante a autenticidade e assegura que as informações e dados dos remetentes e destinatários possam trafegar pela internet com segurança.

Além disso, o e-CPF também pode ser utilizado como assinatura digital, ou seja, permite a verificação da identidade do signatário com a garantia de que o documento não foi alterado após a assinatura.

 

O e-CNPJ

Já o e-CNPJ é uma versão digital do CNPJ. Na versão eletrônica em formato de certificado digital, o e-CNPJ passa a garantir a autenticidade das transações realizadas pela internet por pessoas jurídicas.

É possível utilizá-lo em diversas soluções e aplicações de negócio e em vários ramos de atividade, permitindo a simplificação e a desmaterialização de processos, além da otimização do tempo e redução dos custos legais e operacionais.

 

A NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão eletrônica do documento tradicional Nota Fiscal. É por meio da NF-que é possível manter o registro de toda a movimentação de mercadorias.

A NF-e tem validade jurídica e fiscal, garantida pela assinatura digital do remetente com o uso de um certificado digital no padrão ICP Brasil. A grande vantagem do certificado NF-e é que ele pode ser utilizado por qualquer funcionário da empresa e não apenas pelo representante legal, proporcionando maleabilidade na sua aplicação.

É o certificado digital que garante à Nota Fiscal Eletrônica a integridade e autoria das informações prestadas.

Cada empresa deve analisar quais tipos de certificados digitais se enquadram à sua atividade e necessidades.

Vejamos algumas informações acerca de aplicações:

 

Importante

O microempreendedor individual (MEI) não é obrigado a emitir a NF-e. Porém, caso ele opte voluntariamente por emiti-la, será necessário adquirir o certificado digital.

 

Certificado Digital A1 emissão na hora em Recife

 

Certificado Digital A1 ou A3, solicite aqui - Ligue (81) 3445-7439

 

Se preferir, preencha o formulário a seguir, que retornaremos o contato em breve!

Os campos com * são obrigatórios.